Voltar
Teresa, D. [1080 - 1130]

Teresa, D. [1080 - 1130]

D. Teresa de Leão (1080, Mosteiro de Monte de Ramo (Galiza) ou Póvoa do Lanhoso - 11 de novembro de 1130)

Foi infanta de Leão e, posteriormente, por casamento com o conde D. Henrique, condessa (ou rainha, conforme surge em algumas fontes) de Portugal.

Filha do rei Afonso VI de Leão e Castela e de Ximena Moniz, uma nobre castelhana, foi dada em casamento, em 1093, a Henrique de Borgonha, nobre francês que ajudara o rei Afonso VI nas conquistas aos mouros. Teresa tinha 13 e Henrique 24 anos. O rei Afonso VI doa ao casal o Condado de Portucale, território entre o Minho e o Vouga e, após 1096, entre o Minho e o Tejo.

 

D. Teresa fica viúva em 1112, já com quatro filhos como descendentes: Afonso Henriques, que viria a ser rei de Portugal, e as filhas Urraca, Sancha e Teresa Henriques.

 

Cercada pelas forças de D. Urraca, meia-irmã com quem vive em luta permanente, encerra-se no castelo de Lanhoso, onde consegue negociar o Tratado de Lanhoso (1121) que lhe permite manter o governo do Condado Portucalense. Deposita total confiança na nobreza galega, sobretudo em D. Perez, conde de Trava, o que indispôs os nobres portucalenses contra ela e o seu próprio filho, Afonso Henriques. Unidos, estes retiram o poder das mãos da mãe pela força das armas, na batalha de São Mamede, em 24 de junho de 1128.



Os seus restos mortais foram, entretanto, transladados para a Sé de Braga, onde repousam ao lado do primeiro marido, o conde D. Henrique.