Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, Dom Afonso Henriques (Coimbra, Guimarães ou Viseu, 1109 (?) - Coimbra, 1185), foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão.
Em resultado das inúmeras conquistas, ao longo de mais de quarenta anos, que duplicaram o território que herdara do pai, o conde D. Henrique, foi cognominado O Conquistador, embora também seja conhecido por O Fundador e O Grande. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamam-lhe Ibn-Arrik (filho de Henrique, em tradução literal do patronímico Henriques) ou El-Bortukali (o Português).
Filho de Henrique de Borgonha, conde de Portucale, e da Infanta Teresa de Leão. Algumas lendas referem que seria filho de Egas Moniz, o qual foi seu aio.
Insurge-se contra a sua mãe levando a melhor, pela força das armas, na Batalha de S. Mamede (1128).
Autoproclama-se rei de Portugal após uma vitória esmagadora sobre os mouros, na Batalha de Ourique, em 1139. Castela reconhece a independência de Portugal em Zamora, cujo tratado foi assinado em 1143. O Papa Alexandre III reconhece Portugal como país independente e vassalo da Igreja em 1179.